notÍcia

 

UPA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL APRESENTA CAMPANHA MARÇO AZUL-MARINHO À POPULAÇÃO

O Março Azul-marinho é uma campanha realizada com o objetivo de alertar a população sobre a importância de prevenir o câncer colorretal, doença caracterizada por tumores que têm início no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus.

   Visando conscientizar a população, no dia 27/03, o coordenador geral da UPA de Palmeira dos Índios, Carlos Rodrigues e o coordenador de Enfermagem, Danilo Zanette, estiveram presentes na Feira Popular de Palmeira dos Índios para promover uma ação alusiva ao Março Azul-Marinho. Na oportunidade, foram distribuídas as cartilhas de prevenção do câncer colorretal e esclarecidas as dúvidas dos moradores locais.

   Para o coordenador geral da unidade, “a ação atingiu o objetivo proposto, pois a incidência do câncer colorretal decorre de práticas não saudáveis, como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e excesso de consumo de carne processada e a informação contida na cartilha fará com que a população reflita diante deste tema tão importante”, reforçou.

   O câncer colorretal apresenta chances de cura, se diagnosticado precocemente. Nesse caso, a detecção do tumor pode ser feita através de exames de rastreamento, bem como por meio de exame físico. No caso dos pacientes que já apresentaram os sintomas da doença, o diagnóstico é feito por meio de investigação de exames clínicos, radiológicos ou laboratoriais.

 

 

 

© 2018 Instituto Diva Alves do Brasil.